Formação de Catequista
 
Dezembro - É hora de rever a caminhada e renovar a esperança!
 
Leia os outros artigos
 

Estimado catequista, com alegria chegamos ao último mês do ano e queremos render graças a Deus pelas maravilhas que ele nos permitiu realizar ao longo desse tempo.

Muita coisa boa foi feita em nossas comunidades, muitas sementes foram lançadas no coração de nossas crianças e adolescentes, muito se falou de Deus e de seu projeto de vida para todos. Muitos ensinamentos, sorrisos, gestos e sonhos foram colhidos em nossa catequese.

Como semeador, agora é hora de aguardar que todas essas maravilhas continuem bem vivas na vida desses pequenos e, para isso, invocamos sempre a luz do Espírito Santo, que os conduzirá pêlos caminhos do Senhor.

Como parte do objetivo deste espaço catequético, ofereço-lhe as seguintes sugestões para este momento de encerramento do ano e das atividades pastorais:

Retiro espiritual

Seria muito bom que em nossas comunidades o encerramento da preparação de nossas crianças e adolescentes para celebrar a Primeira Comunhão e Crisma fosse marcado com um tempo de retiro espiritual, que os ajudasse a rezar, louvando e agradecendo por esse tempo de Deus em suas vidas. Além de prepararem mais intensamente o coração para o encontro com o Senhor no Sacramento da Eucaristia e Crisma.

Passeio

Outro evento de muita importância para a celebração e confraternização desse tempo de graça, em que estiveram juntos, é o passeio conjunto de catequistas e catequizandos.

É preciso festejar, pois mais uma etapa de nossas vidas foi concluída com êxito e, por circunstâncias da vida, muitos tomarão outros caminhos e nem sempre poderão reunir-se novamente.

Por isso, é preciso festejar, brincar, sorrir. Será muito boa essa reunião para recordar as alegrias vividas, as amizades construídas e os sonhos acalentados durante o período da catequese.

Revisão e programação

A vida é feita de momentos, e devemos viver intensamente cada um desses momentos como se fosse o único. Por isso, é importante a revisão de vida como passo qualitativo no crescimento espiritual e pastoral.

É de grande importância o encontro dos catequistas para revisão das atividades e programação para o próximo ano. Nesse encontro, cada um deverá partilhar como se sente como catequista e suas disposições em continuar servindo a comunidade, como evangelizador e colaborador da formação religiosa das crianças e adolescentes.

Além de dar suas impressões sobre a Pastoral da Catequese, as conquistas e os desafios. Somente depois da partilha, poderão traçar perspectivas para o ano que vai chegar.

Com certeza, serão acontecimentos marcantes na caminhada de cada cristão que se compromete com a prática da justiça e da solidariedade.

Que Nossa Senhora, a Estrela da evangelização, interceda a Deus por cada um de vocês.

Pe. Jorge Paulo da Silva Sampaio
Santuário Nacional de
Nossa Senhora Aparecida



 
 
xm732