Apostilas completas e gratuitas
 
Apostilas de Coroinhas

Aqui você encontra APOSTILAS COMPLETAS E GRATUITAS.


Partilhe: Se você tem alguma apostila envie-nos que disponibilizaremos aos catequistas do Brasil que visitam o nosso site.

E-mail: catequisar@yahoo.com.br

Para salvar basta escolher o formato desejado, clicar com o botão direito do mouse e depois clique em salvar destino como... e clique em salvar, ou simplesmente clicar no link e salvar.

 
É com seu apoio que mantemos esse site no ar, diante de sua possibilidade colabore conosco, faça uma doação de qualquer valor.
 
Apostila nº 01 | Coroinhas Indique para um amigo
Enviado por: Geraldo Henrique Romualdo de Miranda
Paróquia São Francisco de Assis Uberlândia - MG
 
Escolha abaixo em qual formato você deseja salvar a apostila:
 
Word

Apostila completa com 67 páginas
 
Zip | Word

Apostila completa com 67 páginas
 
Odt | Linux

Apostila completa com 67 páginas
 
Pdf

Apostila completa com 67 páginas
 
 
 

Origem do termo

Há os que dizem que termo coroinha vem da antiga celebração da Santa Missa, em que partes do ritual eram cantadas em coro. Ocasionalmente, alguns dos meninos do coro eram solicitados para auxiliar os padres no altar, donde lhes foi dado o nome coroinhas. Outros que a origem do nome se deve ao fato de que os clérigos recebiam a tonsura quando ordenados - símbolo de pobreza e submissão ao Cristo. Era a raspagem do cabelo no cimo da cabeça em forma de coroa. Alguns coroinhas recebiam também uma pequena tonsura chamada "coroa", daí o nome.

Os coroinhas tem Funções liturgicas nas Missas entre elas está a função de Turiferário. Turiferário é o nome atribuído ao coroinha que é incumbido para manusear o turíbulo durante missas festivas ou dominicais. O turíbulo vai a direita da naveta assim formando o cortejo de entrada. Existe também as funções de librífero (missal), credência (cálice, galhetas, tochas, castiçais, sineta e âmbula). Existe para coroinhas mais desevolvidos a função de cruciferário que é o que "porta" a cruz celebrativa durante a entrada ao presbitério e durante a saida do qual. Há também a função de cerimoniário que é o que auxília o padre a ler as orações no missal.

Há a tentativa de não usar o nome de acólito para o coroinha para evitar a confusão entre as funções de cada um:

Coroinha (ou acólito extraordinário) - jovem que auxilia nas funções litúrgicas no altar e nas paraliturgias;

Acólito - umas das Ordens menores anteriores ao Diaconato e ao Presbiterado. Além de auxiliar no Presbitério e nas paraliturgias também coloca e retira o Santíssimo Sacramento do cibório, píxide ou ostensório durante a cerimônia de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

As vestes litúrgicas do coroinha em geral seguem alguns padrões:

Túnica de cor vermelha, com sobrepeliz branca (Veste oficial da Igreja Católica);
Mas normalmente se vê coroinhas e acólitos com a túnica branca (é a menos comum). O Padroeiro dos coroinhas é São Tarcísio, jovem mártir romano dos primeiros séculos da Era Cristã. Alguns consideram também Santa Maria Goretti como padroeira das meninas coroinhas. E há também uma corrente que atribui modernamente a São Domingos Sávio (também padroeiro dos adolescentes) o título de padroeiro dos coroinhas. Além desses existe o são Nicolau, mais conhecido no Brasil como "Papai Noel" ele que e padroeiros dos pobres e das crianças também ganhou seu reconhecimento como padroeiro dos coroinhas em alguns lugares. Em Portugal, por decisão dos bispos portugueses, foi escolhido como padroeiro para os acólitos de Portugal, o Beato Francisco Marto, devido à sua devoção a Deus e ao seu amor pela Eucaristia. Há também anjos padroeiros como:

SÃO MIGUEL ARCANJO (O LUTADOR)
SÃO GABRIEL
SÃO RAFAEL
Santo António

Oração do Coroinha

Ó Meu Bom Jesus que vivias com o pai celeste em profunda e filial sintonia, aceite nossa dedicação a serviço da liturgia.

É nosso desejo tratar com respeito, mas sem preconceito, as pessoas da comunidade que contam com seu auxílio nessa difícil caminhada.

Dai-nos um coração repleto de amor aos pobres e simples deste mundo.

Alimenta-nos com suas palavras e com seus ensinamentos, pois queremos te ajudar, ó Jesus, a transformar a sociedade, e assim celebrarmos dignamente: com sinais, ritos e movimentos, a salvação que nos oferece hoje e sempre em favor da humanidade.

Amém

 


 
 
xm732