Adoração diante o Santíssimo Sacramento
 
Adoração Eucarística - Quaresma
Enviado por: Marcelo Agenor Espíndola
Paróquia Senhor Bom Jesus - Divinópolis-MG
 
Confira a lista com os outros modelos de Hora Santa
 
Para enviar essa peça de teatro automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar esse artigo para todos seus amigos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
 
Gostou dessa Hora Santa? Salve em formato word.
 
Gostou dessa Hora Santa? Salve em formato pdf.
 
Confira a lista com os outros modelos de Hora Santa
 
 

EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

1.  Deus de amor, nós te adoramos neste Sacramento, / Corpo e Sangue que fizeste nosso alimento. / És o Deus escondido, vivo e vencedor. / A teus pés depositamos todo nosso amor.

2.  Meus pecados redimiste sobre a tua cruz, Com teu Corpo e com teu Sangue ó Senhor Jesus! / Sobre os nossos altares, Vítima sem par, / Teu divino sacrifício queres renovar.

3.  No Calvário se escondia tua divindade, Mais aqui também se esconde tua humanidade: / Creio em ambos e peço, com o bom ladrão, / No teu reino, eternamente, tua salvação.

4.  Creio em ti ressuscitado, mas que São Tomé. / Mas aumenta na minh'alma o poder da fé. / Guarda a minha esperança, cresce o meu amor / Creio em Ti ressuscitado, meu Deus e Senhor.

5.  Ó Jesus que nesta vida pela fé eu vejo, Realiza, eu te suplico, este meu desejo: Ver-te, enfim, face a face, meu divino amigo, Lá no céu, eternamente, ser feliz contigo.

(Momentos de profundo silêncio)

Cel.:Vinde, ó Deus em meu auxílio.
Todos: Socorrei-me sem demora.

Cel.:Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Todos: Como era no princípio, agora e sempre.
Amém.

Cel.:Rezemos juntos a oração de desagravo:
Todos: Senhor, eu creio em Vós. Eu vos amo. Eu vos adoro. E em vós espero. Peço-Vos perdão pelos que não crêem em vós. Não vos amam. Não vos adoram.  E em vós não esperam.

Leitor 1: “Aqui estou, meu Senhor e meu Deus, perante este altar, onde vos conservais dia e noite por seu amor. Sois a fonte de todos os bens, o médico para todos os males, o tesouros de todos os pobres: aos vossos pés está hoje um pecador, de todos o mais pobre e enfermo, que implora a vossa piedade; tende compaixão de mim. Suscitai em meu coração o espírito do Jejum, caridade e oração. Que este tempo quaresmal possa ser de conversão e  busca de Vosso reino”.

Todos: Tende misericórdia, Senhor, tende misericórdia! Fazei que vos sigamos com amor e fé, justiça e humildade, com autodomínio, fidelidade e coragem! Que nesta quaresma possamos ir ao Vosso encontro, silenciosamente. Dai-nos um espírito puro para ver-Vos; um espírito humilde para ouvir-Vos, um espírito amoroso para servir-Vos e um espírito de fé para amar-Vos.
(De pé)

Cel.:A Quaresma é um tempo de preparação para os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. É um tempo privilegiado para a oração, buscando-se nesta a força transformadora da graça de Deus e a Sua vontade para as nossas vidas.

Rezemos juntos a oração do ofício quaresmal.

Todos: Ó Pai, nesta Quaresma, ouvi nossos pedidos: na mais contrita prece nos vedes reunidos. Sondais as nossas almas, na fé tão inconstante: se para vós se voltam, mudai-as quanto antes. Pecamos, na verdade, tão longe da virtude: Senhor, por vosso nome, a todos dai saúde. Fazei que nosso corpo, enfim disciplinado, o dia todo fuja da culpa e do pecado. Que o tempo da Quaresma nos leve à santidade, e assim possamos louvar a glória da Trindade. Amém!

Leitor 2: “Coloquemo-nos sob as salutares influências do Sol Eucarístico e tudo será renovado!”
(São Pedro Julião Eymard, Flores da Eucaristia, página 328).

Todos: Por sermos discípulos e missionários de Jesus, sentimos a necessidade de reservar tempos e momentos para adorarmos ao Senhor. Com o coração ardente, queremos pedir, que neste tempo favorável, nos motive à prática dos exercícios quaresmais: jejum, caridade e oração.

Leitor 1: Santo Agostinho nos ensina que "nada vale o jejum sem a caridade. Como podes disciplinar verdadeiramente teus membros se despedaças, ao mesmo tempo, os membros de cristo? E como pode ser proveitoso teu jejum, se ao mesmo tempo desprezas teu irmão?". Nada é mais proveitoso que unir aos jejuns razoáveis e santos as obras criativas.
Dai-nos Senhor um espírito penitencial e renovado.

Leitor 2: São grandes os méritos e a eficácia da caridade. Sem dúvida, beneficiamos a nossa própria alma cada vez que socorremos por misericórdia a indigência alheia. São Leão Magno nos ensina que quem alimenta a Cristo nos pobres, deposita um tesouro no céu. Dai-nos Senhor um espírito fraterno e renovado.

Leitor 1: A oração é uma grande armadura, uma defesa, um porto, um tesouro. A oração é uma valiosa arma para vencer os assaltos dos demônios; é uma defesa, que nos conserva em todos os perigos; é um porto seguro contra toda tempestade;
é um tesouro, que nos provê de todos os bens. A oração é a âncora para os flutuantes, tesouro para os pobres e remédio para os doentes. Dai-nos Senhor um espírito orante e renovado.

(Sentados)

CANTO – DEUS É MAIOR
Não, não há! (2x) / Não há mal, que me possa vencer (Bis) / Pois tudo posso Naquele que me
fortalece. Tudo posso em Jesus Cristo (Bis)
Nenhum problema, nem meus pecados / poderão
superar o Amor de Deus. (Bis) / Deus é maior que
tudo que me acontece. Deus é grande Supremo Rei!
(Bis)
Nem a tristeza nem mesmo a dor / poderá superar o
Amor de Deus. (Bis) / Deus é maior que tudo que me
acontece. Deus é grande Supremo Rei (Bis)
Nem a vingança nem mesmo o ódio / poderá
superar o amor de Deus. (Bis) / Deus é maior que
tudo que me acontece. Deus é grande Supremo Rei
(Bis)

Cel.:  “Diante de Jesus Eucarístico aprendemos a reconhecer as tantas vozes que se alvoroçam em nossa alma, a distinguir os erros e falácias das ideologias que norteiam nossas sociedades modernas e que também estão presentes em nós;
aprendemos, enfim, a silenciar diante da voz de Deus que nos gera na Verdade”. (Gaudium et spes, nº 22).

(Momentos de adoração silenciosa)

Todos: “Senhor Jesus, Tú és a verdade! Desperta nossa mente e faze arder nossos corações com a tua palavra. Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade. Ajudai-nos a sentir a beleza de crer em Ti. Fica conosco, Senhor!”

(Oração do XVI CEN)

(Momentos de adoração silenciosa)

CANTO - Oração de São Francisco de Assis
Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz;
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,
que ser consolado; / Compreender, que ser
compreendido; / Amar, que ser amado; / Pois é
dando que se recebe; / É perdoando, que se é
perdoado; / E é morrendo que se vive para a vida
eterna.

(De Joelhos - Momentos de adoração silenciosa)

Cel.: Rezemos todos juntos:

Todos: Senhor nosso Deus e nosso Pai, que ao enviar o Vosso Filho amado para assumir a nossa humanidade, nos ensinou a observar os Vossos mandamentos e nos colocar a serviço do vosso reino. Despertai em nossos corações o ardente desejo da prática do Jejum, caridade e oração. Fazei que, congregados no amor de Vosso Filho nos despojemos das ações do comodismo e do pecado e vistamos o avental do amor e da caridade. Infundi Senhor em nossos corações, o propósito do tempo quaresmal, para que realizando a vossa vontade, nos tornemos verdadeiros discípulos e missionários do vosso amor. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

CANTO PARA REPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO
Onde reina o amor, fraterno amor. Onde reina o amor, Deus ai está (Bis)
Obs.:A liturgia prescreve que o cântico: Tão Sublime Sacramento é recitado  somente quando houver bênção solene com o Santíssimo Sacramento.



 
 
xm732