Mensagens religiosa

Valorizar o mais importante

Um jovem muito belo e valente pretendia casar-se com a filha do rei. O monarca, a fim de provar suas virtudes, deu-lhe uma pequena tarefa. O jovem deveria levar uma mensagem a alguns diamantes para um rei distante. Recebeu também um belo cavalo para auxiliá-lo na jornada. A única instrução do rei foi:

- Cuide do mais importante e você cumprirá sua missão.O jovem se preparou para a jornada. Guardou a mensagem em um dos bolsos, colocou as pedras de diamantes em uma bolsa de couro bem amarrada à sua cintura, pegou o cavalo e se despediu. Em pouco tempo sumiu no horizonte. Pelo caminho pensava apenas em não falhar, pois, se isso acontecesse, não poderia casar-se com a princesa. Esse era seu sonho. Ele amava a princesa e ela também gostava muito do jovem.

A fim de cumprir rapidamente sua missão, o jovem decidiu cortar caminho por terrenos difíceis. Atravessou matas, subiu e desceu montanhas. Seu cavalo sofria muito, mas o desejo por terminar logo aquela missão era maior do que tudo. Nas poucas paradas, descansava bastante, mas não se preocupava com o animal. Muitas vezes esqueceu de protegê-lo do sereno, de dar-lhe comida e água. A bolsa de diamantes, porém, estava sempre ao seu lado.

Em uma dessas estalagens pela estrada, alguém lhe disse:

- Meu jovem, seu cavalo está muito cansado. Cuide bem dele, senão ele não vai resistir.

- Não me importo – respondeu o jovem. – Desejo apenas entregar esta encomenda ao rei. Se o cavalo morrer, eu compro outro.

Mais alguns dias se passaram e a jornada esgotou as energias do animal. Não suportou tamanho esforço e os maus-tratos. Caiu na estrada e ali mesmo morreu. O jovem simplesmente o deixou e seguiu seu caminho a pé, muito bravo com o fraco cavalo que havia recebido. Andou quase o dia todo e não conseguiu encontrar nenhum lugar para comprar outro cavalo.

Quando já estava bem cansado. percebeu a falta que o animal lhe fazia. Para aliviar o peso, foi deixando suas coisas para trás, menos os diamantes, é claro. Lembrava sempre das palavras do rei:

- Cuide do mais importante e você cumprirá a missão.

Escondeu bem os diamantes com medo de assalto e de perdê-los. Ainda continuou caminhando por algumas horas, mas não aguentou. Caiu exausto e sedento. Horas depois, passou por ali uma caravana. Alguns homens o ajudaram, cuidando dele e o levando de volta ao seu reino. Dias depois, estava já no castelo. Em sua frente, o rei. O jovem explicou o que havia acontecido e o azar que teve ao receber um cavalo fraco e doente que não foi capaz de chegar ao fim da jornada.

Com um ar de satisfação, devolveu as pedras de diamantes ao rei, confiante de que nem tudo estava perdido. Não havia chegado ao seu destino, mas o "mais importante" ainda estava com ele. Não havia perdido uma pedra sequer.

O rei recebeu as pedras, muito triste e abatido. Mandou o jovem sair de seu castelo e se retirou. O jovem deixou o castelo arrasado, não entendia a tristeza do rei. Somente quando chegou à sua casa lembrou do bilhete que estava em seu bolso. Abriu e leu:

- Ao meu grande amigo, rei do Norte. Este jovem mensageiro é um candidato a casar-se com minha filha. Propus a ele um teste. Esta jornada é a sua prova. Dei-lhe alguns diamantes e o meu melhor cavalo. Ele deveria cuidar do mais importante para cumprir a missão. Verifica então, o estado do meu cavalo. Se o animal estiver forte, saberei que o jovem foi fiel à missão e é digno de ser o novo príncipe.

Para refletir

A missão dada pelo rei é muito perspicaz. O mais importante em nossa vida são os amigos (simbolizados pelo cavalo), as pessoas que nos ajudam em nossa jornada, as que nos dão suporte, nos conduzem. Por isso, devemos valorizar os amigos e a família e fazer de tudo para preservá-los bem, com vigor e força. Os bens materiais (diamantes) são importantes, mas não são o essencial. Se tivermos as riquezas como "o mais importante", levaremos uma vida vazia, solitária, rodeada de pessoas interesseiras e não de amigos que se preocupam conosco. O rei foi muito esperto, pois sabia que o jovem que pensa mais no diamante do que no amigo não dedicaria à sua filha a atenção que ela merece. Ele estaria interessado nas riquezas do reino, e não na felicidade da princesa.

Qual a coisa "mais importante" na sua vida? Você cuida dela com carinho? Trata-a bem? O que você poderia fazer para ser ainda mais próximo e fiel aos seus amigos e familiares? Como pode demonstrar seu amor por eles? Pense nas pessoas que são mais importantes para você. Fale para elas o quanto são significativas em sua vida, celebrem a amizade frequentemente.

Para enviar a mensagem automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar essa mensagem para todos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
 
LEIA AS OUTRAS MENSAGENS
Aprenda como enviar nossas mensagens:
Compartilhando no mural do facebook
Para publicar essas mensagens no seu mural do facebook com todos os amigos. Clique no link acima e saiba como.
 
Compartilhando no mural de um amigo.
Gostaria de enviar essas mensagens apenas para um amigo, o que eu faço?. Clique no link acima e saiba como.
 
Enviar por email
Quero enviar as mensagens por email. Clique no link acima e saiba como.
 
Voltar ao índice das mensagens religiosas
 
 
 
 
 
xm732