Mensagens religiosa

A lição do escorpião

O mestre do mosteiro do Nepal, que você conheceu na parábola anterior, recebeu muitos novos discípulos. Conta-se que certa vez, enquanto voltavam da vila para o mosteiro, passaram por uma ponte. Olhando para o riacho, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas.

O mestre correu pela margem, pulou na água e pegou o escorpião com sua mão. Quando estava trazendo-o para fora do riacho, o bicho o picou. Por causa da forte dor, o monge deixou-o cair novamente na água. Foi então até a margem, pegou um galho, voltou para o rio e pegou novamente o escorpião. Agora conseguiu salvá-lo.

O bom monge voltou sorridente para a estrada, encontrando seus discípulos. Estes ainda não compreendiam a atitude do mestre, e questionaram:

- Mestre, por que tanto esforço para salvar um bicho tão ruim e venenoso? Deveria tê-lo deixado se afogar. Seria um bem para todos. Veja como você está sofrendo com esta dor. Ele respondeu à sua ajuda picando a sua mão. Não merecia compaixão, após ter picado a mão daquele que lhe estava salvando.

O mestre respondeu, pacientemente:

- O escorpião agiu conforme a sua natureza; eu conforme a minha.

Para refletir

As nossas ações dizem quem somos muito melhor do que as nossas palavras. E as ações são guiadas pelas virtudes. Se não desenvolvemos nossas virtudes, dificilmente faremos boas ações. Os valores que recebemos da família, da escola, dos amigos, da sociedade etc. devem servir para crescermos sempre mais e sermos pessoas mais solidárias, bondosas, compassivas, generosas. Há momentos em que fazer o bem parece uma atitude estúpida ou ingênua, mas devemos agir sempre do mesmo modo. Se somos virtuosos, não importa a situação, agiremos sempre positivamente, sempre desejando o melhor para o outro, seja ele uma pessoa, um animal ou o nosso planeta.

Quais são as suas virtudes que mais se destacam? Você consegue vivê-las integralmente, agindo do mesmo modo em toda e qualquer situação? Quando fica tentado a fazer o mal ou deixar de fazer uma boa ação? A quem se dirigem suas boas ações?

Para enviar a mensagem automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar essa mensagem para todos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
 
LEIA AS OUTRAS MENSAGENS
Aprenda como enviar nossas mensagens:
Compartilhando no mural do facebook
Para publicar essas mensagens no seu mural do facebook com todos os amigos. Clique no link acima e saiba como.
 
Compartilhando no mural de um amigo.
Gostaria de enviar essas mensagens apenas para um amigo, o que eu faço?. Clique no link acima e saiba como.
 
Enviar por email
Quero enviar as mensagens por email. Clique no link acima e saiba como.
 
Voltar ao índice das mensagens religiosas
 
 
 
 
 
xm732