Mensagens religiosa

O sacristão

Dizem que esta história aconteceu há muitos anos, no interior de São Paulo. Na igreja matriz da cidade, trabalhava um jovem sacristão que não sabia ler nem escrever. Seu trabalho era conservar a igreja limpa, dar algumas informações, organizar os ambientes, tocar o sino etc. Todos da cidade conheciam o sacristão e gostavam muito dele, pois era extremamente dedicado, sempre pontual e empenhado.

A paróquia era grande e apresentava um enorme potencial, tanto que o bispo resolveu investir nela. Enviou para lá um padre recém-ordenado. O jovem padre chegou cheio de ideias para modernizar a paróquia. Logo que assumiu, começou a reforma da igreja: pintou o exterior, reformou os bancos, renovou o altar, et.

Foi realizando várias mudanças, até que chegou no pobre sacristão. Era impossível conciliar uma igreja nova, uma paróquia moderna, com um sacristão analfabeto.

- Mas eu sempre me dediquei a esta igreja, faço tudo muito bem, todos gostam de mim e do meu trabalho, não é justo ser demitido por não saber ler nem escrever – disse o sacristão.

- Sinto muito – respondeu o padre -, mas temos novas exigências. Você não pode permanecer no cargo, terei de substituí-lo.

O sacristão ficou arrasado. Decepcionado, começou a perambular pela cidade, sem destino, pensando em como manteria sua família. Após andar bastante tempo, sentiu fome e sede. Procurou na rua e não viu ninguém que vendesse algo para comer. Teve então uma luz:

- Vou montar uma barraca aqui na praça para vender cachorro-quente e bebida.

E assim fez. Como era o único vendedor na cidade, teve enorme sucesso. Aos fins de semana vendia centenas de cachorros-quentes. Seu negócio cresceu tanto que logo comprou uma barraca maior. E assim o negócio foi se expandindo, com várias barracas pela região.

O antigo sacristão era agora um empresário conhecido e precisou abrir uma conta no banco.
Dirigiu-se ao gerente, que tratou de tudo. No final pediu apenas para ele assinar o contrato.

Envergonhado, o ex-sacristão disse:

- Desculpe-me, mas não posso assinar, não sei escrever.

- O senhor é analfabeto?- indagou o gerente, confuso – Se analfabeto o senhor juntou tanto dinheiro, imagina onde estaria se soubesse ler e escrever.

O ex-sacristão sorriu e disse:

- Se soubesse ler e escrever, continuaria sendo sacristão e estaria tocando o sino da igreja.

Para refletir

Muitas vezes, não entendemos de imediato os sinais que a vida nos dá e os incentivos que temos para mudar de vida. Uma situação difícil pode ser na verdade uma oportunidade para crescermos, para transformarmos a nossa vida. Basta sermos criativos e sabermos lidar com ela. Os novos paradigmas, fundamentais na sociedade, surgem desses momentos de maior crise.

Veja as situações delicadas como um grande incentivo e uma fonte extra de motivação. Quando nos acomodamos, nossa vida se torna monótona e somos incapazes de ver as oportunidades que surgem à nossa frente. Não se lamente pelas oportunidades perdidas; ao contrário, explore ao máximo as novas oportunidades. Usar a criatividade e ter coragem de arriscar são elementos que garantem o nosso sucesso e realização. Só não mudamos de vida quando nos acomodamos.

Alguma vez vivi uma situação semelhante à do sacristão da parábola? Como reagi? O que poderia ter feito para obter maior sucesso? Como costumo enfrentar os meus momentos de crise? Sou capaz de usar a criatividade e encontrar respostas otimistas e construtivas? Em geral, vou em busca das oportunidades ou espero que elas surjam espontaneamente?

Para enviar a mensagem automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar essa mensagem para todos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
 
LEIA AS OUTRAS MENSAGENS
Aprenda como enviar nossas mensagens:
Compartilhando no mural do facebook
Para publicar essas mensagens no seu mural do facebook com todos os amigos. Clique no link acima e saiba como.
 
Compartilhando no mural de um amigo.
Gostaria de enviar essas mensagens apenas para um amigo, o que eu faço?. Clique no link acima e saiba como.
 
Enviar por email
Quero enviar as mensagens por email. Clique no link acima e saiba como.
 
Voltar ao índice das mensagens religiosas
 
 
 
 
 
xm732