Contos e reflexões

Conviver com as fraquezas do próximo

Em cima de uma montanha, vivia uma manada de porcos-espinhos, que em alguns lugares são chamados de ouriço caixeiro. Eles não se encostam um no outro por causa dos espinhos que cada um traz em seu couro.

Mas houve um frio muito forte, fora do normal, na região. Então os porcos-espinhos se juntaram para se aquecer mutuamente. Eles, com seus espinhos, se feriam uns aos outros. Justamente os que ofereciam maior calor feriam mais. Mas preferiam levar espinhadas a ficar sozinhos, pois assim morreriam de frio, com certeza.

Entre nós é parecido. Justamente as pessoas mais próximas, muitas vezes são as que nos ferem mais. Por isso que existe aquela bela definição de vida em Comunidade: Viver em Comunidade é saber conviver com fraquezas humanas.

"Foi do agrado de Deus salvar e santificar as pessoas, não individualmente, mas em Comunidade" (Concílio Vaticano II, Lumen Gentium, 9).

O pecado quebra a harmonia do universo. Até o animal mais feroz, como o lobo, tolera outro lobo ao seu lado para estraçalhar a presa. Os cães se reúnem para devorar a mesma comida. Os porcos também. Todos os animais. Só o homem que tranca a porta e não deixa o irmão faminto entrar para saciar a sua fome. Mas essa nossa atitude egoísta não nos faz felizes. A nossa felicidade esta na vivência do amor, semelhante ao amor de Cristo por nós. Ou semelhante ao amor que existe entre as Pessoas da Santíssima Trindade.

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com

Para enviar o recado automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar essa mensagem para todos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
 
LEIA AS OUTRAS MENSAGENS
Aprenda como enviar nossas mensagens:
Compartilhando no mural do facebook
Para publicar essas mensagens no seu mural do facebook com todos os amigos. Clique no link acima e saiba como.
 
Compartilhando no mural de um amigo.
Gostaria de enviar essas mensagens apenas para um amigo, o que eu faço?. Clique no link acima e saiba como.
 
Enviar por email
Quero enviar as mensagens por email. Clique no link acima e saiba como.
 
Voltar ao índice dos contos e reflexões
 
 
 
 
 
xm732