Contos e reflexões

São Bento Labre

S. Bento Labre é italiano e viveu no século XIII. Ele é comemorado no dia 16 de abril. Seus pais eram ricos senhores feudais e tinham escravos. Eles se diziam cristãos, mas era grande o contraste entre o Evangelho e a maneira como tratavam os escravos, que viviam no porão do castelo, na maior miséria, enquanto a família, lá em cima, vivia no luxo e na abundância.

Bento, na medida em que foi crescendo, foi percebendo que aquele procedimento dos pais não batia com a fé cristã que diziam ter. Discutia com eles, mas não conseguia convencê-los.

Quando se tornou jovem, resolveu tomar uma atitude radical. Numa noite, vestiu roupas de mendigo e saiu de casa escondido. No outro dia, os pais o procuraram por toda parte e não o encontraram. Principalmente sua mãe ficou na maior tristeza pelo desaparecimento do filho, sem saber o que havia acontecido com ele.

E Bento passou a perambular de cidade em cidade, dormindo nos porões e pedindo esmolas.

Depois de alguns anos, voltou para casa. Mas estava magro, doente, cabeludo, barbudo... Tão desfigurado que não foi reconhecido por ninguém no castelo, nem pelos pais.

Pediu para trabalhar nas terras do pai, como escravo e foi admitido. Passou a morar no porão do castelo, junto com os demais escravos. Ele via sua mãe chorar, quando se lembrava do filho querido, enquanto maltratava a ele, o escravo sem valor.

Pouco tempo depois, Bento faleceu. Só aí que descobriram, pelos documentos que ele trazia nos bolsos, quem ele era.

Oxalá não precisemos de uma lição como esta, para termos mais amor aos nossos irmãos e irmãs que vivem na miséria. Os pobres e necessitados são membros da nossa família, a família dos filhos e filhas de Deus.

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com

Para enviar o recado automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar essa mensagem para todos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
 
LEIA AS OUTRAS MENSAGENS
Aprenda como enviar nossas mensagens:
Compartilhando no mural do facebook
Para publicar essas mensagens no seu mural do facebook com todos os amigos. Clique no link acima e saiba como.
 
Compartilhando no mural de um amigo.
Gostaria de enviar essas mensagens apenas para um amigo, o que eu faço?. Clique no link acima e saiba como.
 
Enviar por email
Quero enviar as mensagens por email. Clique no link acima e saiba como.
 
Voltar ao índice dos contos e reflexões
 
 
 
 
 
xm732