Contos e reflexões

Santo Antão, pai da vida religiosa

Santo Antão nasceu no ano 251, no Egito. Filho de pais cristãos fervorosos, desde cedo se afeiçoou pela oração e pela vida de união com Deus.

Quando tinha vinte anos, numa Missa de domingo, ouviu as seguintes palavras do Evangelho: "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me" (Mt 16,21).

Antão entendeu aquelas palavras como Jesus falando diretamente para ele. E saiu da Missa decidido. Vendeu todos os seus bens e deu o dinheiro aos pobres. Depois foi morar sozinho, numa cabana pobre no meio do mato, a fim de seguir melhor a Jesus.

Ali viveu como anacoreta, dedicando-se exclusivamente à oração, ao estudo da Palavra de Deus, à prática de penitências e ao trabalho.

Como ele era líder na paróquia, vários jovens, rapazes e moças, resolveram fazer a mesma experiência dele.

Até aquela época, os anacoretas viviam isolados das outras pessoas. Mas esses jovens construíram as suas cabanas perto da cabana de Antão e tinham uma capela central onde rezavam o ofício divino. Também, por motivos práticos, tinham uma só cozinha para todos. Mas fora isso, passavam o dia totalmente em silêncio e isolados.

Esses novos consagrados passaram a chamar-se eremitas. E foi daí que nasceu a vida religiosa que temos hoje. Santo Antão é considerado o pai da vida religiosa.

Vemos que, em Santo Antão, a semente da Palavra de Deus caiu em terra boa e produziu fruto, muito fruto.

Maria Santíssima acolheu muito bem, em seu seio, a Palavra de Deus encarnada. Que ela nos ajude a amar e por em prática a Sagrada Escritura, a fim de que ela produz frutos em nós.

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com

Para enviar o recado automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar essa mensagem para todos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
 
LEIA AS OUTRAS MENSAGENS
Aprenda como enviar nossas mensagens:
Compartilhando no mural do facebook
Para publicar essas mensagens no seu mural do facebook com todos os amigos. Clique no link acima e saiba como.
 
Compartilhando no mural de um amigo.
Gostaria de enviar essas mensagens apenas para um amigo, o que eu faço?. Clique no link acima e saiba como.
 
Enviar por email
Quero enviar as mensagens por email. Clique no link acima e saiba como.
 
Voltar ao índice dos contos e reflexões
 
 
 
 
 
xm732