Contos e reflexões

Cuide do mais importante

Certa vez, um jovem recebeu do rei a tarefa de levar uma carta e alguns diamantes a outro rei, de uma terra distante.

Para a viagem, recebeu o melhor cavalo do reino. "Cuida do mais importante e cumprirás a tua missão", disse o rei ao se despedir.

O rapaz preparou seu alforje. Escondeu a carta na bainha da calça e colocou as pedras numa bolsa de couro amarrada na cintura, por baixo das vestes.

Pela manhã bem cedo, sumiu no horizonte. Ele não queria falhar em nada, a fim de que todo o reino soubesse que era um nobre e valente rapaz, pronto para desposar a princesa. Aliás, esse era o seu sonho, e parecia que a princesa correspondia às suas esperanças.

Para cumprir rapidamente a tarefa, por vezes deixava a estrada e pegava atalhos que sacrificavam sua montaria. Essa forma exigia o máximo do animal. Quando parava em uma estalagem, deixava o cavalo ao relento, não lhe tirava a sela nem a carga, tampouco se preocupava em lhe dar de beber ou comer.

"Assim, meu jovem, acabas perdendo esse animal", disse alguém. "Não me importo" respondeu ele. "Tenho dinheiro. Se este morrer, comprarei outro. Nenhuma falta ele me fará".

Com o passar dos dias, sob tamanho esforço, o pobre animal não suportou mais os maus tratos e caiu morto na estrada.

O jovem seguiu o caminho a pé. Mas como naquela região havia poucas fazendas e eram muito distantes uma da outra, muito rápido o moço se deu conta da falta que lhe fazia o animal.

Depois de algum tempo, ficou exausto e deixou pelo caminho tudo o que levava, menos a mensagem e os diamantes, pois se lembrava da recomendação do rei: "Cuida do mais importante".

Assim, conseguiu chegar ao destinatário, o rei. Este recebeu as pedras de diamante e a carta que dizia o seguinte:

"Ao meu irmão, rei da terra do Norte. O jovem que te envio é candidato a casar-se com minha filha. Esta jornada é um teste. Dei a ele alguns diamantes e um bom cavalo. Recomendei que cuidasse do mais importante. Faz-me, portanto, a gentileza de verificar o estado do cavalo. Se ele cuidou bem do animal, saberei que cuidará bem da minha filha e dos demais cidadãos. Se, porém, ele sacrificou o animal e cuidou só das pedras, não será um bom marido nem rei, pois terá olhos apenas para o tesouro do reino e não dará importância à rainha nem àqueles que o servem".

Os seres vivos são mais importantes que os minerais, mesmo que sejam diamantes. Todos os seres vivos: Os vegetais, os animais e principalmente o homem.

Maria Santíssima é chamada Mãe da Vida, porque nos deu Jesus que é a nossa Vida. Que ela nos ajude a colocar a vida em primeiro lugar.

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com
 
Para enviar o recado automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar essa mensagem para todos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
 
LEIA AS OUTRAS MENSAGENS
Aprenda como enviar nossas mensagens:
Compartilhando no mural do facebook
Para publicar essas mensagens no seu mural do facebook com todos os amigos. Clique no link acima e saiba como.
 
Compartilhando no mural de um amigo.
Gostaria de enviar essas mensagens apenas para um amigo, o que eu faço?. Clique no link acima e saiba como.
 
Enviar por email
Quero enviar as mensagens por email. Clique no link acima e saiba como.
 
Voltar ao índice dos contos e reflexões
 
 
 
 
 
xm732