Quem é culpado dos males que sofremos?
Havia, certa vez, na antiguidade, um casal que morava na roça e ambos eram lenhadores. Eles passavam o dia trabalhando com o machado, cortando lenha debaixo do sol quente.
Eles sempre diziam: "Isso é culpa de Adão e Eva!" Cada vez que o calor aumentava, eles repetiam: "Isso é culpa de Adão e Eva!"
Um dia, o rei passou por aquele lugar e ouviu o casal repetir sempre a mesma frase: "Isso é culpa de Adão e Eva!"
Então o rei falou para eles: "Eu vou fazer um teste com vocês. Convido-os a irem morar no palácio". Os dois aceitaram com alegria.
No palácio, eles não precisavam fazer nada e tinham do bom e do melhor. Eram banquetes todos os dias, cada vez mais gostosos.
Um dia, o rei foi almoçar fora. Chamou os dois, depois que o almoço estava pronto na mesa, e lhes disse: "Eu vou almoçar com um amigo. Vocês podem comer de tudo o que está aí sobre a mesa. Só não mexam nesta sopeira". Era uma sopeira bonita que estava no meio da mesa, tampada. O rei se retirou e os dois começaram a comer daqueles pratos deliciosos.
Durante a refeição, um disse para o outro: "Vamos ver o que há dentro desta sopeira?" O outro falou: "Mas o rei pediu para não mexer!" "É só ver", disse o outro. "Não vamos comer não". E levantaram a tampa da sopeira. Dentro dela havia um passarinho, que voou imediatamente e saiu pela janela.
Quando o rei chegou, viu que o passarinho não estava na sopeira e disse aos dois: "A culpa é de Adão e Eva? A culpa é de vocês mesmos, pois fizeram igualzinho Adão e Eva! Podem voltar a trabalhar como lenhadores, e parem de falar que a culpa é de Adão e Eva".
Nós não podemos jogar a culpa apenas no pecado original pelas mazelas que sofremos, nem pelos pecados que cometemos. O melhor é sermos humildes e reconhecermos: Eu sou pecador.
"De Jessé nasceu a vara, da vara nasceu a flor. E da flor nasceu Maria, de Maria o Salvador". A culpa não é também de Deus, pois fez e faz de tudo para que não nos desviemos dos seus mandamentos. Inclusive deu-nos uma Mãe.
|