Olhar pela outra janela

Mensagens e historinhas para catequese

O pessimista vê o lado escuro das pessoas, das coisas e situações, e não olha para o lado da luz.

Índice: Leia os outros contos para catequese

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Certa vez, uma menina de quatro aninhos estava de pé em cima de uma cadeira e debruçada na janela de sua casa, chorando, vendo o pai, no quintal, enterrando o seu gatinho de estimação que tinha morrido.

O avô aproximou-se dela, envolveu-a em um carinhoso abraço e lhe disse: "Triste a cena, não?" A netinha chorou mais ainda e as lágrimas corriam dos seus olhos.

O avô pegou sua mãozinha e a conduziu para outra janela, do outro lado da casa. Lá, mostrou-lhe o jardim florido. Apontou para uma roseira e disse: "Lembra-se quando você me ajudou a plantar aquela roseira?"

A menina enxugou as lágrimas, abriu um belo sorriso e disse para o avô, que tinha a vista fraca: "Observe bem que o senhor vai ver uma linda borboleta assentada na roseira".

Aquele senhor usou uma excelente tática para recuperar a alegria: Olhar a vida pela outra janela.

Porque a nossa vida é como uma casa com várias janelas. Quando uma delas nos causa tristeza, devemos dirigir-nos à outra. Isso não é fuga, mas é ver a vida no seu conjunto. Por exemplo, quando morre alguém da família, não ficar com a mente voltada só para a pessoa falecida, mas procurar ver o conjunto da família.

O pessimista vê o lado escuro das pessoas, das coisas e situações, e não olha para o lado da luz.

Maria Santíssima, antes do Filho nascer, já cantou de alegria, ao prever a obra que ele iria fazer. N. Sra. da Esperança, rogai por nós.

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com