Contos e reflexões

São Martinho e seu manto

São Martinho viveu na França, na cidade de Tours, no Séc. IV. Sua família era pagã e o pai era militar.

Quando rapaz, por curiosidade, frequentou uma igreja católica. Entusiasmou-se por Jesus Cristo e iniciou o catecumenato, que era o curso de preparação para o Batismo.

Antes de terminar o curso, o pai o inscreveu na carreira militar e ele foi escalado para trabalhar como guarda da cidade.

Numa noite muito fria, ele fazia ronda na cidade, e viu, na calçada, um mendigo, quase nu e tremendo de frio. Movido de compaixão, Martinho tirou o manto com o qual se agasalhava e, com sua espada, cortou-o no meio. Deu uma parte para o mendigo e ficou com a outra.

Terminado o seu plantão, Martinho foi dormir, e apareceu-lhe Jesus Cristo, vestido com aquela metade do manto que ele dera ao mendigo.

O fato lembra-nos aquela afirmação de Jesus: "Eu estava nu e me vestistes" (Mt 25,36). O amor não é uma teoria, ou um sentimento apenas. Não é também algo difícil de entender. Até um catecúmeno entende.

Dois anos após o Batismo, Martinho abandonou a carreira militar e decidiu servir unicamente a Cristo. Entrou em um mosteiro.

Quando faleceu o bispo de Tours, os cristãos pediram unanimemente ao Papa que sagrasse o monge Martinho como o seu novo bispo. Como bispo, Dom Martinho nunca perdeu a sua sensibilidade diante do irmão que sofre.

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com
 
Para enviar o recado automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar essa mensagem para todos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
 
LEIA AS OUTRAS MENSAGENS
Aprenda como enviar nossas mensagens:
Compartilhando no mural do facebook
Para publicar essas mensagens no seu mural do facebook com todos os amigos. Clique no link acima e saiba como.
 
Compartilhando no mural de um amigo.
Gostaria de enviar essas mensagens apenas para um amigo, o que eu faço?. Clique no link acima e saiba como.
 
Enviar por email
Quero enviar as mensagens por email. Clique no link acima e saiba como.
 
Voltar ao índice dos contos e reflexões
 
 
 
 
 
xm732