Contos e reflexões

As três peneiras

Certa vez, um menino chegou para seu pai e começou a falar mal do seu irmão. O pai interrompeu a conversa e perguntou: "Você já passou isso que você está falando nas três peneiras?"

"Três peneiras? O que é isso?" perguntou o garoto. O pai explicou: "Antes de você falar mal de alguém, precisa passar o assunto nas em peneiras.

A primeira é a da verdade. O que você pretende falar é verdade?" O filho respondeu: "Bem... eu ouvi dizer". "Pronto, já não passou na primeira peneira.

Se passasse, teria a segunda, que é a da bondade. Falar isso é bom, traz algum proveito para o seu irmão? Vai ajuda-lo a crescer como pessoa, e em sua reputação?" "Não pensei nisso" disse o menino.

"E a terceira peneira", continuou o pai, é a da necessidade. "É necessário para o bem comum este comentário negativo sobre o seu irmão? Ajuda a Comunidade? Pode melhorar o mundo?" A criança respondeu: "Pai, para dizer a verdade, o que eu ia falar não passa em nenhuma dessas peneiras".

Se algo negativo que nós falarmos de alguém, não passar numa dessas peneiras, é fofoca. Será mais uma fofoca envenenando o planeta Terra.

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com
 
Para enviar o recado automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar essa mensagem para todos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
 
LEIA AS OUTRAS MENSAGENS
Aprenda como enviar nossas mensagens:
Compartilhando no mural do facebook
Para publicar essas mensagens no seu mural do facebook com todos os amigos. Clique no link acima e saiba como.
 
Compartilhando no mural de um amigo.
Gostaria de enviar essas mensagens apenas para um amigo, o que eu faço?. Clique no link acima e saiba como.
 
Enviar por email
Quero enviar as mensagens por email. Clique no link acima e saiba como.
 
Voltar ao índice dos contos e reflexões
 
 
 
 
 
xm732