Contos e reflexões

O "nariz católico"

São Clemente Maria Hofbauer era missionário redentorista, e viveu no Séc. XVIII, na Polônia. Quando ele era seminarista, seu País passava por uma forte crise religiosa. Surgiam seitas dos mais diversos tipos.

Um dia, um dos seus professores, apesar de estar dando aula no seminário diocesano, começou a ensinar coisas contrárias à fé católica. Clemente disse para ele: "Isso que o senhor está falando não é católico". O professor pediu que o menino provasse. Ele respondeu: "Provar eu não sei; mas percebo que esta afirmação do senhor não é católica". A polêmica chegou aos ouvidos do diretor do seminário, que acabou despedindo o professor.

A partir daí, os colegas de Clemente diziam que ele tinha "nariz católico", isto é, uma espécie de "faro" pelo qual percebia o que estava e o que não estava de acordo com a doutrina católica.

Na verdade, todos nós temos esse "nariz católico". São os dons do Espírito Santo que recebemos na crisma, especialmente os dons do entendimento e do conselho. Jesus disse que a ovelha conhece a voz do seu pastor, por isso, quando chega um mercenário, ela foge (Cf Jo 10,1-5).

Quando Jesus disse: "Como o Pai me enviou, eu também vos envio", ele falou também: "Recebei o Espírito Santo" (Jo 20,21). Assim como S. Clemente, todos nós temos condições de dizer a palavra certa, na hora certa e do jeito certo.

Maria Santíssima é a Rainha dos Profetas. Que ela nos ajude a viver melhor o dom e a missão profética que recebemos no Batismo.

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com
 
Para enviar o recado automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar essa mensagem para todos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
 
LEIA AS OUTRAS MENSAGENS
Aprenda como enviar nossas mensagens:
Compartilhando no mural do facebook
Para publicar essas mensagens no seu mural do facebook com todos os amigos. Clique no link acima e saiba como.
 
Compartilhando no mural de um amigo.
Gostaria de enviar essas mensagens apenas para um amigo, o que eu faço?. Clique no link acima e saiba como.
 
Enviar por email
Quero enviar as mensagens por email. Clique no link acima e saiba como.
 
Voltar ao índice dos contos e reflexões
 
 
 
 
 
xm732